Omelete vegano? Sem ovo?!

A maioria das pessoas se tornam veganas. São raras as que nascem já sob uma alimentação sem derivados animais. Sabemos bem que a carne e seus derivados fazem parte da cultura de todos os brasileiros. E por isso mesmo é tão difícil achar opções no comércio sem carne, leite e ovo.

Para quem está na transição de uma dieta onívora ou vegetariana para vegana, sabe como pode ser difícil abandonar velhos hábitos. Afinal, a comida sendo cultura, nos traz memórias, recordações e sensações que parecem fazer parte dos ingredientes. Além de hábitos que podem tornar nosso dia-a-dia mais prático.

É o caso da omelete, que pode concentrar em uma única refeição gorduras e carboidratos, dando saciedade e energia. Prática e fácil, pode resolver o problema da fome naquelas manhãs corridas. Mas convenhamos, que a gordura do ovo, geralmente associada com a do queijo, acaba sobrecarregando o fígado da pessoa, transformando a energia em sono, trazendo aquela azia no estômago. A solução geralmente é tomar um café com açúcar por cima transformando aquela azia em gastrite. E se for somado ainda ao glútem da farinha branca do pão?

Bem, mas não se preocupe, você não vai ter esses problemas com o nosso omelete vegano de milho.

Omelete Vegana de Milho – energia sem glútem

O omelete de milho além de ser uma opção vegana, é também uma opção sem glutém. Para quem quer trocar o pão do café da manhã e aproveitar pra perder uns quilos, essa receita é paixão a primeira mordida. A sua textura é mais seca e ele fica mais “gordinho”.

 Com inspiração na gastronomia ortomolecular, que busca alterar as propriedades físicas e químicas dos alimentos, o omelete vegano que é feito com farinha de milho que garante a aparência (cor), textura e sabor amantegado, feito para enganar os olhos e o paladar, trazendo a memória do omelete feito com ovo. (confira também nossa fakefood – Pão de Queijo Vegano)

Existe também uma receita de omelete feita com grão-de-bico, que tem aparência mais mole e próxima do ovo, porém, é preciso ter grão-de-bico cozido, o que dá mais trabalho. Aqui você você pode conferir uma receita escrita e aqui uma receita em vídeo.

Com o milho você garante carboidratos e energia para seu dia. É rica em fibras, que dão saciedade e previnem a prisão de ventre. Além disso possui ferro, que contribui com o funcionamento do cérebro, é rica em fósforo e contém proteínas, riboflavina e magnésio. Para saber mais sobre os benefício da farinha clique aqui.

Nossa receita também inclui pimenta para dar aquela energia logo cedo. Então vamos por a mão na massa.

Como fazer o omelete vegano

Ingredientes:

  • 2x de farinha de milho (na hora de escolher dê preferência para marcas mais amarelas, as alaranjadas costumam ser mais duras, e acabam não dando uma consistência legal. Procure uma marca que não use farinha transgênica, mas em mercados normais é impossível encontrar. Eu tenho usado a da Marca Hikari, seu preço está entre R$1,89 – R$3,49. O preço tem variado bastante, mas apesar de mais barata, essa marca tem apresentado bons resultados.
  • 1x de pimentão cortadinhos em cubos (eu prefiro usar pimenta balão, ou pimenta americana, elas são mais adocicadas e a leve picância cumpre a função estimulante no café da manhã, substituindo a usual cafeína);
  • 1 Tomate cortado em cubinhos (cubinhos, não cubões! A técnica é simples: FACA BOA!);
  • 1 cebola pequena cortada em julienne;
  • 1/2 x de cheiro-verde;
  • 1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça;
  • 1 colher GRANDE de maizena;
  • 1 colher de chá de sal (tem que ficar bem salgadinho);
  • 1 copo (200ml) de água;
  • 2 colher sopa de azeite (óleo de soja).

Não é necessário usar a margarina, mas é ela quem vai garantir a lembrança do sabor de um omelete feito com ovo.

mis un place omelete vegano - tudo vegano

 

1- Misture tudo até que fique uma consistência pegajosa;

 

textura da massa de milho nas mãos - tudo vegano

 

2- Afofe a massa em uma frigideira de teflon (não precisa untar) deixando uma espessura de mais ou menos 1 cm (quanto mais fina, mais crocrante e gostosa fica);

 

massa de milho afofada na frigideira de teflon - tudo vegano

 

3- Doure dos dois lado. USE UM PRATO PRA VIRAR A MASSA SOBRE E VOLTE deslizando a massa devagar PARA FRIGIDEIRA, SE NÃO IRÁ QUEBRAR.

 

omelete vegano de milho amarelo na frigideira de teflon - tudo vegano

 

4- Sirva com um delicioso suco de melância, gengibre e hortelã

 

omelete vegano de milho amarelo e suco de melância rosa - tudo vegano
Livro: Morto Vivo de Cristian Cobra e Augusto Figgiagli

Essa receita rende 2 omeletes. E basicamente você pode variar os sabores, crie novas receitas ou experimente fazer essas variações:

 

  • Azeitona, tomate, cebola, pimenta balão

  • baterraba, pimenta americana, azeitona e cebola
  • abobrinha, tomate e manjerição

    Agora se vc é daqueles que não vive sem um pãozinho de manhã experimente o nosso Pão de Queijo vegano.


Receita de Nathalia FoxLocks

Livro Infantil Morto Vivo, de Cristian Cobra e Augusto Figliaggi.

1 thought on “Omelete Vegano de Milho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *