Hoje em dia parece que todo mundo já ouviu a palavra vegano. Eu me atreveria até a dizer que o termo vegano é pop, hoje em dia (até a Anitta é vegana!). Eu digo isso por experiência própria. Meu nome é Cristian, sou um dos idealizadores da Tudo Vegano (conheça nossos produtos), tenho 36 e sou vegano há cerca de 20 anos. Ou melhor, vegetariano. Ou seria ovolactovegetariano?

Se você é novo no tema e tem dúvidas sobre o que é ser vegano, saiba que eu também tenho. Isso é normal, todo termo ou conceito gera discussão. As palavras mudam com o tempo e o contexto.

Nos anos 90, antes ainda do rebuliço da internet, eu tomei conhecimento do vegetarianismo através de livros religiosos. Os Adventistas do Sétimo Dia produzem diversos livros sobre o vegetarianismo, geralmente traduções de origem estadunidense. Esses livros buscam mostrar como uma alimentação vegetariana é melhor para sua saúde. E tanto nestes livros, quanto nos textos que eu conheceria depois, com a internet, o significado de vegetariano era bem claro: a pessoa que se alimenta exclusivamente de vegetais.

 

 

Já o termo ovolactovegetariano tratava-se das pessoas que retiravam da alimentação apenas as carnes, mas continuavam se alimente com ovos, leites e seus derivados.

As informações que obtive nesta época incentivavam um vegetarianismo motivado pela melhora da saúde. Utilizavam-se de informações científicas e até exemplos de celebridades como Paul McCartney e Einstein!

 

E o vegano, de onde surgiu?

 

Embora o vegetarianismo (alimentação exclusiva de vegetais) fosse discutido há séculos (foi tema também de Pitágoras e Buda, por exemplo) o termo vegano é bem recente.

No início dos anos 2000, através do contato com ideias anarquistas e punks, vi o discurso do vegetarianismo associado com uma visão política do mundo. Mas fora do Brasil esta discussão estava bem mais avançada.

Em 1944, nos EUA, o termo vegan (que em português tornou-se vegano) passou a ser usado para diferenciar os ovolactovegetarianos dos vegetarians (vegetarianos).

Assim, vegano passou a ser a pessoa que tem um estilo de vida que busca (dentro do máximo possível) excluir a exploração dos animais. Então um vegano não se alimenta com nenhum tipo de carne, leite ou ovo e seus derivados. Mas o veganismo (ou seja, o estilo de vida vegano), vai além da alimentação. Ele também não veste ou usa produtos de higiente, limpeza ou beleza que tenham ingredientes de origem animal.

 

Resumindo

 

Ficou confuso com muitos termos? Então vamos revisar:  

 

OVOLACTOVEGETARIANO: não se alimenta com nada que possua carne animal (peixe, aves, bois, crustáceos etc), mas consome produtos que incluem leite ou ovos.

 

VEGETARIANO: não se alimenta de nenhuma carne (como no grupo acima), mas também exclui alimentos com ovos, leites e derivados. Atualmente utiliza-se também o termo VEGETARIANO ESTRITO. 

VEGANO: exclui não só da alimentação, mas de todos os seus hábitos de consumo (vestuários, maquiagem, higiene etc) produtos que possam conter ingredientes originados da morte ou exploração animal.

 

Conheça nossos produtos VEGANOS

Por quê é importante saber o que é vegano?

 

Embora muita gente ache que veganismo é frescura ou “modismo”, ele é uma opção de vida de milhares de pessoas e deve ser respeitado (no Brasil, a cada 10 pessoas, 1,4 são vegetarianas). 

Hoje em dia, quase todo mundo tem um amigo vegetariano ou vegano. E quem trabalha com comércio inevitavelmente vai ter que lidar com esse público. O mercado vegano cresce cerca de 40% ao ano no Brasil. 

Existem ainda muitos assuntos, controvérsias e receitas veganos para falarmos. Se quiser saber mais, fique atento ao nosso blog ou cadastre seu email e receba informações gratuitas no seu email. 

casdastre-se para receber conteúdos exclusivos

Coxinha de jaca no BeerTrip Festival

Nossa parceira A Fábrica Gatrobeer estará presente mais uma vez no Beer Trip Festival como nossas delicionas coxinhas de jaca. O BeerTrip Festival é um projeto criado para desenvolver e propagar a cultura cervejeira no interior de São Paulo Realizado em São Carlos,...

Salgados veganos fritos na hora!

Os nossos clientes pediram, então a gente atende! Agora além de contar com a nossa linha de produtos congelados você pode encomendar seus salgados veganos fritos na hora! Isso mesmo Salgados veganos quentinhos para o seu evento. Como faço para encomendar salgados...

Coxinhas vegana de jaca na EPTV

Nossas coxinhas são sucesso! Se você deseja conhecer a nossa coxinha de jaca com massa de beterraba e crosta de gergelim é só dá um pulo na A Fábrica gastrobeer ou você pode encomendar suas porções congeladas diretamente em nossa loja virtual.  ...